25 de Outubro, 2021

Podem colocar-se lentes dentro dos olhos em vez de usar lentes de contacto

Ouvir o Programa no site da TSF
Médico Oftalmologista: Ivo Silva

Para ver melhor, em vez de usar lentes de contato será que é possível colocar lentes no interior dos olhos? O oftalmologista Ivo Silva explica que sim:

Podem. A resposta curta é podem. O nosso olho, temos que pensar nele como um sistema ótico, como um sistema de lentes. O nosso olho tem duas lentes, a córnea e o cristalino, e há pessoas em que o olho tem potência a mais, que é o caso dos míopes. E neste caso, as pessoas têm que usar lentes negativas nos seus óculos ou nas suas lentes de contato. Outras há que os seus olhos têm potência a menos, que são os hipermetropes, neste caso têm que usar lentes positivas nos seus óculos ou nas suas lentes de contato. 

Depois o astigmatismo também entra aqui, complica um bocadinho as coisas, mas na prática, as pessoas que precisam de usar óculos, seja por hipermetropia, miopia ou astigmatismo estão a compensar nos seus óculos ou nas suas lentes de contato, no fundo o erro de potência que o seu olho como sistema ótico, tem. E o que nós podemos fazer com essas lentes intraoculares é colocar uma lente dentro do olho que faz exatamente a mesma função que fazem os óculos ou as lentes de contato cá fora, compensar esse erro refrativo.

Depois obviamente existem critérios muito bem definidos e de segurança que nos permitem decidir se essa pessoa, se esse olho em específico tem condições ou não para poder ser operado e poder levar esse implante de lente interocular. Existem muitos casos, em que é possível fazê-lo, com muita qualidade de visão e com segurança garantida.