1 de Novembro, 2021

A partir de que idade posso ser operado para deixar de usar óculos?

Ouvir o Programa no site da TSF
Médico Oftalmologista: João Feijão

É um passo importante para deixar de usar óculos mas há vários critérios a ter em conta numa operação aos olhos. O oftalmologista João Feijão explica o que deve saber, a começar pela idade:

Um doente, para poder ser operado, deve ter pelo menos 21 anos de idade; a graduação estabilizada há mais de um ano; não ter doenças sistémicas ou oculares que contraindiquem a cirurgia; e tem de fazer exames para ver se tem condições para a realização dessa mesma cirurgia.

Nem todas as pessoas podem ser operadas, e das pessoas que podem ser, umas têm indicação para laser e outras para introdução de uma lente intraocular, dependendo da graduação e das características anatómicas de cada olho. Tudo isto tem de ser avaliado na consulta com o seu oftalmologista.

Pontualmente, por motivos profissionais ou académicos, os doentes podem ser operados mais jovens, mas aí têm de ter a noção de que a graduação pode continuar a aumentar porque a cirurgia não estabiliza a graduação. A cirurgia corrige o que o doente tem naquele momento.

No programa de amanhã ficamos a saber mais sobre a cirurgia a laser.

Com o apoio da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.