A SPO apresenta o EyeSustain, uma coligação global de sociedades oftalmológicas, organizações e oftalmologistas que colaboram para tornar os cuidados oculares e a cirurgia oftalmológica mais sustentáveis. A missão do EyeSustain é:
O EyeSustain é presidido pelo Dr. David Chang e co-patrocinado por 3 sociedades líderes – AAO, ASCRS e ESCRS – que cobrem os custos contínuos do site e aplicação do EyeSustain. Em 2023 o EyeSustain formou o EyeSustain Global Council, um comité de 48 sociedades oftalmológicas a nível global, presidido pelos Drs. Oliver Findl (Áustria) e Diana Silva (Portugal). Cada sociedade-membro assumiu o compromisso de missão do EyeSustain e elegeu dois representantes. A SPO integra o Global Council desde 2023 e tem como representantes as Dras. Isabel Prieto e Diana Silva. Os representantes de cada sociedade estão listados aqui: Sociedades Membro do EyeSustain
O desperdício desnecessário na cirurgia e a sustentabilidade da cirurgia de catarata são temas cruciais. Um relatório de 2019 da Health Care Without Harm estimou que o setor de saúde é responsável por 4,4% de todas as emissões globais de gases com efeito de estufa e quase 10% das emissões nos Estados Unidos. Grande parte dessas emissões provêm do fabrico, uso e eliminação de dispositivos médicos.
A oftalmologia, sendo uma especialidade de alto volume cirúrgico, pode ter um papel fundamental na sustentabilidade em cuidados de saúde. Estudos que comparam as taxas de endoftalmite no IRIS Registry da Academia Americana de Oftalmologia e no Aravind Eye Hospital na Índia, onde é prática frequente realizar a reesterilização de materiais, sugerem que parte do nosso desperdício cirúrgico pode ser excessivo e desnecessário. Além disso, estudos com cirurgiões de catarata europeus (ESCRS) e norte-americanos (ASCRS, AAO, OOSS e COS) mostram uma forte concordância na necessidade de reduzir o desperdício por meio de várias medidas. Esta mensagem deve ser considerada por fabricantes, hospitais e entidades reguladoras que estabelecem políticas para os blocos operatórios.
Na página do EyeSustain, oftalmologistas, enfermeiros de oftalmologia e membros da indústria podem encontrar vários artigos e recursos que visam educar para esta temática.