3 de Novembro, 2021

Como posso tratar o olho seco associado às lentes de contacto?

Ouvir o Programa no site da TSF
Médico Oftalmologista: Walter Rodrigues

Ao usar lentes de contato é preciso cuidado para não ficar com os olhos secos, e o oftalmologista Walter Rodrigues lembra alguns passos para uso saudável deste tipo de lentes:

O primeiro passo é consultar um oftalmologista para analisar as condições oculares – o que é extremamente importante porque nem toda a gente pode utilizar lentes de contato. Está muito dependente da sua superfície ocular.

O segundo passo, usar o menos tempo possível as lentes de contato, não ultrapassando as 8 horas diárias, permitindo assim uma lubrificação ocular adequada, uma oxigenação natural das estruturas oculares.

Se trabalhar com sistemas informáticos, devemos fazer pausas com frequência. E o que acontece é que, em quem trabalha com estes sistemas informáticos, há uma diminuição do pestanejar – automaticamente o olho torna-se muito mais seco e com os portadores de lentes de contato, isso então agrava-se muito mais porque, por si só, já existe uma diminuição, porque a pálpebra, ao passar por cima da lente de contato, o caminho da lágrima está reduzido em relação à lubrificação.

O terceiro passo: podemos utilizar lubrificantes oculares adequados, lubrificantes sem conservantes. Um concelho final: quem utiliza lentes de contato deve consultar o seu oftalmologista, pelo menos uma vez por ano, ele poderá acompanhar a evolução da sua visão,e corrigir atempadamente os problemas dos seus olhos.

Amanhã continuamos a tirar dúvidas sobre lentes de contato.

Com o apoio da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.