Regulamento para a submissão de cursos teóricos e práticos ao Congresso Nacional da SPO

Regras gerais

– Cada candidato pode submeter no máximo dois cursos. 

– Os candidatos são membros da SPO com plenos direitos.

– Todos os cursos devem ter 90 minutos de duração.

Na submissão da candidatura deve constar: 

– Declaração dos interesses financeiros de todos os elementos do corpo docente do curso

– Indicação se o curso está focado num único produto ou numa única empresa

– Identificação de 2 coordenadores do curso (sendo um deles responsável pela submissão) e do elemento de contacto com a SPO

– Identificação do Corpo docente: recomenda-se que o número de instrutores não exceda 5, incluindo o(s) coordenador(es). Só é permitido participar num máximo de quatro cursos, incluindo a participação como organizador. Todos os elementos do curso docente são aconselhados a permanecer durante toda a duração do curso, a fim de interagir com o painel e o público.

Submissão do resumo do curso

O curso deve ser submetido em Inglês, para efeitos de acreditação. 

O objetivo dos Cursos de Instrução é fornecer aos participantes informações didáticas sobre assuntos específicos tratados por especialistas na área e incluir um período de tempo para perguntas e respostas.

A submissão do resumo do curso deve incluir:

Formato do curso

O candidato pode escolher entre diferentes formatos:

– Apresentações didáticas com perguntas predefinidas e respostas do painel constituído pelo corpo docente sob orientação do organizador do curso.
– Apresentação de casos clínicos / discussão entre os membros do corpo docente e com envolvimento da audiência.
– Curso prático de transferência de capacidades e conhecimentos.

Título

O título do curso deve ser explícito, mas não deve exceder 120 palavras.
Recomenda-se submeter um tópico bem delimitado com implicações práticas.

 (Por exemplo, Quais as vantagens e desvantagens do “peeling” da limitante interna? 

Resumo

O resumo do curso deve ser estruturado e incluir: 

– Introdução: uma breve explicação da importância do tema e do estado da arte.

– Objetivos (não mais de 200 palavras): Incluir a definição dos resultados específicos esperados para o participante e que completem a frase “No final deste curso, os participantes serão capazes de …).

– Sumário dos conteúdos do curso: descrição sumária do que vai ser apresentado, da sua importância e da forma como será feita a apresentação.

– Agenda do curso: (não mais do que 200 palavras): Indicação do nome dos palestrantes, do título das apresentações e da ordem e duração de cada apresentação.

– Nível da audiência a quem se destina o curso- Básico, básico-intermédio; intermédio, intermédio-avançado, Avançado.

– Bibliografia recomendada. É aconselhável incluir também publicações do corpo docente. 

Revisão e Avaliação

– Todos os resumos dos cursos serão analisados e classificados antes da seleção final ser feita de acordo com a pontuação média obtida. Este processo de avaliação aplica-se a todos os cursos, novos ou repetidos. 

– Os novos cursos serão avaliados apenas pela qualidade dos resumos. Será solicitado aos organizadores dos novos cursos o curriculum resumido (até 1 pagina) de todos os elementos do corpo docente incluindo publicações anteriores sobre o tema.

– Os cursos repetidos serão avaliados não só pelo resumo mas também pelos resultados de avaliações prévias sobre a qualidade do curso.

– Os temas específicos de cada curso e que precisem de ser abordados no programa do congresso serão levados em conta ao fazer a seleção final. 

– Não é possível reformular ou cancelar o curso depois de este ter sido aceite.  

– A comissão organizadora do Congresso Nacional da SPO pode convidar entidades ou organizações internas ou externas à SPO a realizar cursos que considere relevantes para o programa do Congresso. Estes cursos serão avaliados da mesma forma que os cursos submetidos livremente pelos sócios da SPO.

– A falta de comparência do corpo docente ou a sua substituição implica a não aceitação deste mesmo corpo docente em futuros cursos organizados pela SPO no seu Congresso Nacional. 

– O prazo para a entrega das submissões termina a 31 de Maio.

– A decisão da organização do Congresso da SPO é definitiva e será comunicada por e-mail até 30 de junho.

– As submissões deverão ser enviadas por email para o endereço: socportoftalmologia@gmail.com