11 de Outubro, 2021

O que é a Retina? As doenças da Retina podem dar cegueira?

Médico Oftalmologista: Cláudia Farinha

É uma estrutura essencial no olho, e por isso as doenças da retina devem ser levadas a sério. Algumas podem causar cegueira mas com tratamento é possível reverter ou estabilizar a situação. A oftalmologista Cláudia Farinha explica o que é afinal a retina:

É um tecido extremamente fino e delicado que reveste o interior do globo ocular, e que é composto por neurónios que são sensíveis à luz. Estes neurónios convertem a luz que é captada em sinais elétricos e que são depois enviados ao cérebro através do nervo ótico para formar as imagens visuais.

A retina é um tecido, uma estrutura considerada nobre no olho, porque é fundamental ao processo visual e, no fundo, é onde se inicia o processo neurológico da visão. Quando falamos de doenças da retina, falamos de imensas causas. E dependendo da causa, temos diversos prognósticos. Temos doenças degenerativas como a degenerescência macular da idade, que é a principal causa de cegueira e irreversível na população mais idosa; temos doenças de causas vasculares; doenças associadas a doenças metabólicas, como a retinopatia diabética, que também é uma importante causa de perda de visão na nossa população, sobretudo na população ativa. E depois, existe todo um outro conjunto de doenças: doenças inflamatórias, doenças com origem genética ou hereditária que muitas vezes causam perda de visão em pessoas mais jovens, às vezes até numa idade muito jovem – em criança, e outras doenças mais agudas e que podem necessitar de um tratamento cirúrgico.

Agora, se elas podem causar cegueira? Sim, algumas delas podem causar cegueira, mas no fundo aquilo que é importante salientar é que, hoje em dia, a uma parte destas doenças, se forem detetadas em tempo útil, independentemente da causa, pode ser oferecido tratamento ao doente. Esta situação pode ser revertida, o doente pode recuperar a visão que perdeu, ou então, pelo menos , podemos estabilizar a doença no sentido de não perder mais visão.

No programa de amanhã tiramos dúvidas sobre o descolamento da retina.