18 de Outubro, 2021

Fui operado à miopia! Fiquei livre das doenças da retina?

Médico Oftalmologista: Carolina Abreu

A operação à miopia tem várias vantagens mas será que ajuda a tratar ou a prevenir doenças da retina? A oftalmologista Carolina Abreu explica que não:

A miopia é um erro refrativo caraterizado pela dificuldade na focagem dos objetos ao longe e geralmente, na origem da miopia, temos um crescimento exagerado do olho, um alongamento excessivo do globo ocular. Ou seja, os olhos míopes são geralmente olhos maiores do que o normal; associado a este crescimento exagerado, existe alguma fragilidade de algumas estruturas oculares, nomeadamente da retina; daí que os doentes com miopia tenham um risco acrescido de doenças da retina.

De facto, a miopia pode ser corrigida com óculos, com lentes de contacto, com cirurgia refrativa, mas infelizmente, mesmo que façamos uma cirurgia refrativa, o que estamos a corrigir é o erro refrativo, a graduação do doente, mas não as alterações já existentes no globo ocular ou que possam no futuro vir a aparecer. Portanto, as doenças da retina não são curadas nem são prevenidas com a cirurgia refrativa e é extremamente importante que os doentes míopes, principalmente com miopias mais elevadas, mantenham o seguimento regular em consulta de oftalmologia para que possam ser tratados ou diagnosticados atempadamente, e que estejam particularmente atentos ao aparecimento de alguns sintomas, nomeadamente moscas voantes, flashes de luz, alterações do campo visual periférico ou até alterações centrais do campo visual e que, nesse caso, procurem a ajuda oftalmológica com a maior brevidade possível.

No programa de amanhã ficamos a saber mais sobre o tratamento da diabetes ocular.