15 de Outubro, 2021

Diabetes ocular… Como é que aparece? Eu posso evitar?

Médico Oftalmologista: Lilianne Duarte

É uma das principais causas de cegueira nos adultos, a retinopatia diabética é uma complicação que pode ser evitada com o controlo regular da diabetes. A oftalmologista Lilianne Duarte explica como aparece e como deve ser feito:

A retinopatia diabética é uma complicação da diabetes no olho, e é causa mais frequente de cegueira na população adulta entre os 20 e os 74 anos. Uma em cada três pessoas com diabetes vai desenvolver retinopatia diabética ao longo da vida.

A primeira prevenção da retinopatia diabética passa pelo diagnóstico precoce da diabetes, e do seu bom controlo metabólico. A perda da visão pela retinopatia diabética pode ser prevenida, se diagnosticada atempadamente e tratada pelo oftalmologista quer com laser ou injeções intravítreas.

O diagnóstico é feito pela identificação das lesões da retina por um oftalmologista. Como a retinopatia diabética é, na maioria das vezes, assintomática nos estadíos iniciais, é essencial que se faça uma vigilância oftalmológica regular para uma deteção precoce da doença, de forma a se poder evitar a evolução para estadíos mais graves.

Assim, é importante todo o doente diabético cumprir as indicações do seu médico diabetologista e ser observado regularmente por um médico oftalmologista.

Estes e outros conselhos estão disponíveis no site da TSF.