Agosto 8, 2022

Recap do I Oftalgest

Numa visão global da Oftalmologia e do seu atual enquadramento no Serviço Nacional de Saúde, o Serviço de Oftalmologia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho organizou o I OFTALGEST que decorreu nos dias 17 e 18 de junho no Teatro Sá de Miranda em Viana do Castelo.

Baseadas num conceito inovador, as jornadas têm como título “O futuro da Oftalmologia no SNS”, e são dedicadas exclusivamente ao tema da Gestão na Oftalmologia. São destinadas a Direções de Serviços de Oftalmologia, Direções Clínicas e Conselhos de Administração de instituições do SNS, indispensáveis e indissociáveis para uma reflexão integrada, transversal e estrutural do tema, pela primeira vez, à escala nacional.

Reflexo da sua preponderância, as jornadas contam com os patrocínios científicos da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia e da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, prevendo-se a representação de entidades relevantes da área da saúde, nomeadamente Ordem dos Médicos, ARSs, ACSS e Ministério da Saúde.

A evolução dos sistemas de saúde é uma necessidade constante e inevitável. A área da gestão assume um papel fundamental nesse processo por que todos somos responsáveis. Pela sua preponderância, a Oftalmologia deverá continuar a assegurar um papel fundamental na esfera clínica e social junto dos seus doentes, bem como na liderança do processo de reformulação que urge implementar no SNS.

O projeto OFTALGEST promove o envolvimento de todos os intervenientes essenciais na definição da atualidade e no planeamento do futuro da Oftalmologia e dos Sistemas de Saúde, para que estes possam fazê-lo em conjunto.