21 de Janeiro, 2021

Mensagem da Direcção Biénio 2021-22

Caros colegas,

Iniciamos o nosso mandato à frente dos destinos da SPO desejando a todos os sócios um bom ano de 2021 e que a difícil situação que atravessamos possa ser ultrapassada, por cada um, rapidamente e em segurança.

Em nosso nome e em nome da SPO queremos agradecer à Direcção cessante, na pessoa do Sr. Prof. Falcao Reis, a dedicação, o empenho e todo o trabalho realizado no biénio que agora termina. Foi um mandato marcado por circunstâncias nunca antes vividas, que exigiu uma capacidade enorme de adaptação e resiliência. Muitos dos projectos planeados não puderam ser realizados. A nossa responsabilidade é por isso maior, mesmo assumindo a possibilidade de termos a primeira metade do ano 2021 dominada pela pandemia.

O ambiente de alguma imprevisibilidade que vivemos coloca-nos a todos à prova mas pode igualmente ser um catalisador de mudança. A SPO sempre teve capacidade de inovar ao longo dos seus 82 anos de existência. Fê-lo mais uma vez ao utilizar o voto electrónico para a eleição dos seus órgãos sociais. Fá-lo-á mais vezes, certamente, abrindo novas janelas de oportunidade, para inovar com segurança, estabilidade, consistência, sem perder soberania ou identidade.

A nossa ideia para a SPO inclui todos os sócios que queiram intervir nas actividades da SPO, desde os mais jovens aos mais seniores, das instituições de saúde públicas, privadas ou de solidariedade social. Todos somos chamados para a discussão e tomada de decisões importantes, para a participação activa em diferentes áreas de actuação da Sociedade. A SPO somos todos nós, depende de todos nós.

Ao longo dos próximos 2 anos, teremos quatro linhas principais de acção: A formação cientifica e educação médica, a revisão dos estatutos, a defesa do ato médico em Oftalmologia e da saúde ocular dos Portugueses e a indexação internacional da revista Oftalmologia.

Na área da formação científica e educação médica programámos as reuniões clínicas da SPO para decorrerem em modo virtual durante os primeiros 5 meses do ano.

Dia 6 de Março de 2021 teremos a Reunião do Grupo Português de Glaucoma. Até Maio teremos reuniões virtuais, com actividades dos diferentes grupos da SPO. Planeámos a realização de Congressos presenciais em Junho (CIRP), em Outubro (Retina), e em Dezembro (Congresso Nacional). Poderá ainda ser realizada uma reunião SPO de Verão com os vários grupos da SPO, incluindo a SPO jovem, em modo presencial.

Durante todo o ano, e com inicio já em Fevereiro os grupos da SPO disponibilizarão conteúdos científicos de forma regular contribuindo para a formação científica dos Sócios da SPO. A biblioteca digital catalogada terá os primeiros conteúdos ainda no decorrer do primeiro trimestre e será uma ferramenta preciosa na nossa educação médica. Qualquer sócio, em qualquer lugar terá a informação que necessita à distância de um click. A plataforma digital da SPO permitirá a realização de reuniões, cursos, webinars, ou simplesmente discussão de casos clínicos, todos em modo virtual promovidos pelos grupos e pela Unidade de Educação da SPO.

Acreditamos que a Oftalmologia Portuguesa será mais forte, terá maior projecção se trabalharmos em rede, partilhando saberes, competências e estruturas. A Unidade de Apoio à Investigação vai trabalhar nesse sentido promovendo e apoiando a realização de estudos multicêntricos nacionais nas suas várias fases assim como a utilização de bases de dados em diferentes patologias.

A revisão dos estatutos, outro pilar da nossa actuação, só e possível com um largo consenso que resultará, assim o esperamos, de uma discussão alargada ao longo do ano. Iremos promover essa discussão utilizando também novos canais de comunicação. É uma área em que todos estamos de acordo – os estatutos precisam de ser revistos – mas é também uma área em que a aproximação de pontos de vista é indispensável para poder ultrapassar um bloqueio que dura há mais de uma década.

Ao longo dos 2 anos iremos defender, em colaboração com o Colégio de Oftalmologia, a saúde ocular dos Portugueses – o terceiro pilar da nossa actuação – promovendo na Sociedade Civil a excelência da Oftalmologia e dos Oftalmologistas Portugueses e a defesa do Ato Médico em Oftalmologia, como ato exclusivo dos Médicos Oftalmologistas.

A indexação da revista da SPO na Embase e na Scopus é outro projecto que abraçámos, com o objectivo de potenciar a visibilidade científica da Oftalmologia Portuguesa no mundo e constitui o quarto pilar da nossa actuação. É um projecto que pode levar pelo menos 2 anos a concluir e que já esta em curso.

Manteremos, ao longo do biénio, uma comunicação transparente com todos os sócios, utilizando diferentes canais de comunicação, para informar, para auscultar a opinião, para promover a participação de todos na vida da Sociedade. Partilhamos certamente o desejo de uma SPO forte, unida, inovadora, bem estruturada, adaptada aos tempos atuais e preparada para o futuro.

Desejamos-lhe um bom ano de 2021.

Lisboa, 13 de Janeiro 2021

Pela Direcção:

Rufino Silva

Presidente