Dezembro 10, 2021
Se os olhos ardem ou choram quando está ao computador deve hidratar e descansar a vista e a oftalmologista Catarina Paiva deixa alguns conselhos:
O tipo de posição em que estamos ao computador, em que o computador está mais alto do que quando estamos a ler uma folha de papel, faz com que haja uma maior exposição do olho – o olho está mais aberto e, ao estar mais aberto, pestaneja menos vezes. Portanto, o que é que isso vai implicar? Que a alimentação da superfície do olho que é feita através do pestanejo, esteja francamente diminuída.
Associado a este posicionamento, que é distinto da leitura que fazemos quando o fazemos num papel, há um tempo de utilização dos computadores prolongado. Há uma maior exigência , inclusive da informação que vem através dos computadores que, se por um lado há um esforço grande da performance visual, por outro há uma exposição da superfície ocular que leva a um desconforto da superfície, e então os olhos começam a lacrimejar. É uma queixa frequente dos doentes – dizerem que os olhos choram.
O que é que nós devemos de fazer para não chegar a esta situação? Naturalmente, ter qualquer erro refrativo corrigido, isto é, ter os óculos ajustados – porque pequenas variações da graduação podem agravar estes sintomas. Depois há uma regra, que é uma regra que todos nós devemos cumprir que é: por cada 20 minutos que estamos na utilização do computador, devemos parar por 20 segundos a olhar para 20 metros – significa que, de uma janela, devemos olhar para o longe. E esta regra é muitas vezes suficiente para aliviar toda a sintomatologia dos olhos a arder e do cansaço visual – que podem dar inclusivamente dores de cabeça.
Se, mesmo assim, os sintomas persistirem, o que se deve fazer é hidratar o olho. Da mesma forma que se hidrata a pele, também se hidrata o olho, e isto faz-se com lágrimas artificiais. Devemo-nos aconselhar com o nosso oftalmologista que irá prescrever a lágrima mais adequada para esta situação, e o doente, enquanto está a trabalhar ao computador, se tiver queixas, e a par desta regra 20/20, vai hidratando olho.
Estes e outros conselhos estão disponíveis no site da TSF.
Com o apoio da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.