Secção de Investigação Clínica

Introdução:

O papel da Investigação Científica  e Clínica vem progressivamente sendo mais fulcral para a nossa atividade clínica.  Acresce que toda a Investigação Científica e em particular a investigação clínica baseia-se no estabelecimento de redes multicêntricas de investigação colaborativa, que permitem aumentar a massa crítica e a competitividade científica.

Assim, a Secção de Investigação Científica surge como a estrutura da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia que visa promover as sinergias entre os sócios de forma a potenciar a investigação clínica desenvolvida em Portugal.

 

Os nossos objetivos são:

  • Promover a formação dos sócios em Investigação Clínica, nomeadamente na elaboração, condução e análise de resultados de projetos de investigação nesta área.
  • Promover a criação de bases de dados nas diversas áreas da oftalmologia e incentivar a sua utilização por parte dos sócios, efetuando as diligências necessárias para serem integradas nas estruturas de saúde.
  • Apoiar projetos de Investigação Clínica estruturados em redes de investigação multicêntricas, com a inclusão de centros nacionais. Este financiamento tem como objetivo  o apoio à elaboração, angariação de financiamento, implementação e condução dos projetos de investigação.

 

Estrutura:

A Secção de Investigação Científica da SPO é constituída por 3 áreas:

  • Área da formação: tem por missão divulgar e promover ações de formação no âmbito a investigação clínica de forma a melhorar a literacia dos sócios nesta área.
  • Área de promoção da participação em bases de dados: tem como missão a criação e divulgação das várias bases de dados nacionais dedicadas às patologias oftalmológicas. É também sua função a resolução dos constrangimentos burocráticos que permitam a sua utilização nas diversas Unidades de Saúde.
  • Área de projetos de investigação clínica: tem como missão a criação de uma estrutura de apoio para a elaboração, angariação de financiamento, submissão e condução dos projetos de investigação clínica, nacionais e multicêntricos. Esta missão visa a autonomização dos diversos projetos, sendo o apoio dispensado durante as diversas fases da sua execução, recorrendo aos membros da SPO e a parcerias, entretanto, estabelecidas.