Dezembro 2, 2021

Escolhas criteriosas em saúde da visão

Ouvir o Programa no site da TSF
Médico Oftalmologista: Helena Prior Filipe

Hoje falamos sobre literacia em saúde e a oftalmologista Helena Prior Filipe dá-nos conta do projeto Choosing Wisely – Escolhas Criteriosas em Saúde baseadas na evidência científica:

É um programa global de Educação para a Saúde, fundado em 2012 nos Estados Unidos da América pelo American Board of Internal Medicine. E que foi posteriormente adaptado e implementado em diversos países, como a Austrália, Brasil, Canadá, Itália, Japão, Nova Zelândia, País de Gales, Reino Unido e Suíça. E também em Portugal.

Em Portugal, o programa está sedeado na Ordem dos Médicos, com o objetivo de promover a literacia em saúde e o envolvimento e a participação do público e dos doentes na decisão clinica. Uma decisão clinica que seja partilhada e ela própria alicerçada numa comunicação clinica entre o clinico e o doente, o público, que seja efetiva, acerca das melhores escolhas clinicas fundadas na evidência. E, desta feita, melhorando a qualidade do serviço clinico e ao mesmo tempo usar de uma forma eficaz e eficiente, os recursos disponíveis dos sistemas em saúde. 

O Colégio de Oftalmologia preparou, até ao momento, três recomendações que são dirigidas aos profissionais de saúde, com informação aberta ao público e aos doentes. Portanto, esta informação e todo o programa podem ser consultados e estão abertos no website da Ordem dos Médicos.

As três recomendações feitas pelo Colégio de Oftalmologia, justificando :

não escolher, por um lado, excluir a possibilidade de um diagnóstico de glaucoma, mesmo que a medição da pressão intraocular tenha valores considerados normais;

não escolher prescrever, por rotina antibióticos tópicos nas situações de pré-operatório de cirurgia de catarata;

E não escolher de forma uniforme, prescrever colírios, gotas oftálmicas que incluam corticóides para o tratamento de olho vermelho, se não estiver acautelada a possibilidade de doença que contraindique a utilização destes mesmos corticóides.

É um programa com muito significado, e o Colégio de Oftalmologia de imediato abraçou este projeto da Ordem dos Médicos.

No programa de amanhã falamos sobre o cálculo das capacidades formativas em Oftalmologia.

Com o apoio da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.