Dezembro 16, 2021

Os vasos da retina refletem o estado do nosso sistema cardiovascular?

Ouvir o Programa no site da TSF
Médico Oftalmologista: Amândio Rocha Sousa

Hoje falamos sobre a relação entre os vasos sanguíneos da retina e o sistema cardiovascular, e o oftalmologista Amândio Rocha-Sousa dá conta das mais recentes investigações nesta matéria:

O que acontece é que nós temos o privilégio de, na retina, vermos os vasos sanguíneos sem nenhum tipo de capa. Portanto, nós vemos diretamente os nossos vasos sanguíneos e, ainda por cima, temos meios que nos permitem estudar esses mesmos vasos sanguíneos e de uma forma dinâmica. Nós conseguimos ver como é que os glóbulos rubros se comportam dentro dos vasos sanguíneos. Como é que nós, estimulando com fatores que promovem a contração dos vasos e com fatores que promovem a dilatação dos vasos, como é que essas redes vasculares se comportam; com esta observação, conseguimos procurar encontrar fatores de risco de doenças cardíacas mas encontrar marcadores na retina que nos permitem ver se há maior ou menor risco de algumas doenças cardíacas.

Há umas coisas muito interessantes sobre o risco de ter uma doença coronária, uma contração das coronárias, pelo facto de haver ou não alteração na vascularização retiniana. 

Nós estamos a fazer isso em relação a um grupo de doentes com insuficiência cardíaca em que estamos a estudar a parte a ocular. E, neste caso, estamos a fazer isso complementando com outro tipo de análise. Nós tiramos a esses doentes um bocadinho de lágrima e, com uma parceria que temos com o Instituto de Nanotecnologia Ibérico de Braga, analisamos essa lágrima e vamos à procura, nessa lágrima, de fatores de prognóstico da doença cardíaca. Juntamos a isso a forma como os vasos da retina se comportam nesta situação de doença cardíaca grave. E, com estas duas coisas em conjunto, vamos tentar dar um algoritmo de prognóstico que pode ser importante para conseguirmos prever alguns eventos dessa doença cardíaca, como por exemplo internamentos, disfunção vascular e tentar melhorar o prognóstico destes doentes.

No programa de amanhã falamos sobre amostras de sangue e saúde ocular.

Com o apoio da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.