Regras gerais
- Cada candidato pode submeter no máximo dois cursos.
- Os candidatos são membros da SPO com plenos direitos.
- Todos os cursos devem ter 90 minutos de duração.
Na submissão da candidatura deve constar
- Declaração dos interesses financeiros de todos os elementos do corpo docente do curso.
- Indicação se o curso está focado num único produto ou numa única empresa.
- Identificação de 2 coordenadores do curso (sendo um deles responsável pela submissão) e do elemento de contacto com a SPO.
- Identificação do corpo docente: recomenda-se que o número de instrutores não exceda 5, incluindo o(s) coordenador(es). Só é permitido participar num máximo de quatro cursos, incluindo a participação como organizador. Todos os elementos do corpo docente são aconselhados a permanecer durante toda a duração do curso, a fim de interagir com o painel e o público.
Submissão do resumo do curso
- O curso deve ser submetido em inglês, para efeitos de acreditação.
- O objetivo dos Cursos de Instrução é fornecer aos participantes informações didáticas sobre assuntos específicos tratados por especialistas na área e incluir um período de tempo para perguntas e respostas.
A submissão do resumo do curso deve incluir
Formato do curso
O candidato pode escolher entre diferentes formatos:
- Apresentações didáticas com perguntas predefinidas e respostas do painel constituído pelo corpo docente sob orientação do organizador do curso.
- Apresentação de casos clínicos / discussão entre os membros do corpo docente e com envolvimento da audiência.
- Curso prático de transferência de capacidades e conhecimentos.
Título
- O título do curso deve ser explícito, mas não deve exceder 120 palavras.
- Recomenda-se submeter um tópico bem delimitado com implicações práticas.
(Por exemplo, “Quais as vantagens e desvantagens do ‘peeling’ da limitante interna?”)
Resumo
O resumo do curso deve ser estruturado e incluir:
- Introdução: uma breve explicação da importância do tema e do estado da arte.
- Objetivos (não mais de 200 palavras): Incluir a definição dos resultados específicos esperados para o participante e que completem a frase “No final deste curso, os participantes serão capazes de…”.
- Sumário dos conteúdos do curso: descrição sumária do que vai ser apresentado, da sua importância e da forma como será feita a apresentação.
- Agenda do curso (não mais do que 200 palavras): Indicação do nome dos palestrantes, do título das apresentações e da ordem e duração de cada apresentação.
- Nível da audiência a quem se destina o curso: Básico, básico-intermédio, intermédio, intermédio-avançado, avançado.
- Bibliografia recomendada. É aconselhável incluir também publicações do corpo docente.
Revisão e Avaliação
- Todos os resumos dos cursos serão analisados e classificados antes da seleção final ser feita de acordo com a pontuação média obtida. Este processo de avaliação aplica-se a todos os cursos, novos ou repetidos.
- Os novos cursos serão avaliados apenas pela qualidade dos resumos. Será solicitado aos organizadores dos novos cursos o curriculum resumido (até 1 página) de todos os elementos do corpo docente incluindo publicações anteriores sobre o tema.
- Os cursos repetidos serão avaliados não só pelo resumo mas também pelos resultados de avaliações prévias sobre a qualidade do curso.
- Os temas específicos de cada curso e que precisem de ser abordados no programa do congresso serão levados em conta ao fazer a seleção final.
- Não é possível reformular ou cancelar o curso depois de este ter sido aceite.
- A comissão organizadora do Congresso Nacional da SPO pode convidar entidades ou organizações internas ou externas à SPO a realizar cursos que considere relevantes para o programa do Congresso. Estes cursos serão avaliados da mesma forma que os cursos submetidos livremente pelos sócios da SPO.
- A falta de comparência do corpo docente ou a sua substituição implica a não aceitação deste mesmo corpo docente em futuros cursos organizados pela SPO no seu Congresso Nacional.
- O prazo para a entrega das submissões termina 1 de junho de 2025.
- A decisão da organização do Congresso da SPO é definitiva e será comunicada por e-mail até 30 de junho.
- As submissões deverão ser enviadas por email para o endereço: socportoftalmologia@gmail.com