1 de Outubro, 2021

Uso dos óculos durante a pratica desportiva das crianças

Ouvir o Programa no site da TSF
Médico Oftalmologista: Dra. Ágata Mota

Usar óculos e praticar desporto não é um problema, mas no caso das crianças é preciso algum cuidado. A oftalmologista Ágata Mota deixa alguns conselhos aos pais.

Devem procurar informa-se junto do oftalmologista dos seus filhos, em primeiro lugar se há necessidade de utilizar óculos na prática desportiva, isto porque pequenos erros refrativos, ou seja, graduações baixas podem não justificar o uso dos óculos durante o desporto. Contudo se estivermos perante uma graduação mais alta, então deve haver uma prescrição de óculos que devem ser específicos para o desporto. 

Os óculos vulgares, ditos óculos normais não são aptos para a prática desportiva, isto porque eles podem partir com algum tipo de traumatismo. Portanto, é necessária uma prescrição de uns óculos específicos, que tenham uma ergonomia própria, e umas lentes de materiais mais resistentes que são inquebráveis, aliás de um modo geral, as armações para a idade pediátrica devem ser flexíveis e resistentes e as lentes devem ser inquebráveis. 

Isto porque as crianças são geralmente muito ativas fisicamente, mesmo sem praticarem nenhum desporto. De acordo com o quadro oftalmológico, com o tipo de desporto e a idade da criança, isto se estivermos a falar de uma criança já mais crescida ou de um adolescente, poderá ser também opção a utilização de lentes de contato. 

No próximo programa falamos sobre miopia nas crianças.