Dezembro 14, 2021

Tenho Baixa Visão – onde posso procurar ajuda especializada?

Ouvir o Programa no site da TSF
Médico Oftalmologista: Ana Almeida

Um doente com baixa visão deve procurar ajuda especializada e a oftalmologista Ana Almeida começa por explicar no que consiste este problema:

De uma forma geral, a baixa visão pode ser entendida como uma pessoa que tem uma visão inferior a 30%, ou um campo visual inferior a 15 graus. Também pode ser entendido numa forma mais lata como alguém que, apesar dos melhores tratamentos – sejam cirúrgicos, médicos, os melhores óculos possível – continua a ter dificuldade em realizar as tarefas do dia a dia.

E é para essas pessoas que serve a consulta de baixa visão, cujo o objetivo é maximizar o resíduo visual de forma a tornar as pessoas independentes e conseguirem fazer as tarefas que precisem no seu dia a dia. 

Isto é feito através de ajuda de óticas, nomeadamente lupas, telescópios, ajudas na ótica como iluminação, filtros, ou mesmo ajuda eletrónicas, no fundo dispositivos com recursos a câmara que conseguem aumentar o contraste, aumentar a imagem, ou mesmo até falar os textos que as pessoas estão a ler. 

Essas grandes consultas podem ser encontradas nos grandes centros, nomeadamente nos Centros Hospitalares do Porto, de Lisboa, de Coimbra, o Instituto Gama Pinto, o Hospital Beatriz Ângelo e o Hospital Egas Moniz. Nesses hospitais, temos os recursos para podermos fazer essas consultas. 

De uma forma geral, prevenir é sempre o melhor remédio. Portanto, de uma forma geral, todos nós devemos ser acompanhados por um médico oftalmologista, mas infelizmente nem sempre conseguimos restabelecer a visão no seu máximo. As pessoas que tenham estas limitações são candidatos a poderem ir a estas consultas e podermos melhorar a qualidade de vida destes doentes.

Amanhã falamos da relação entre a obesidade e os olhos.

Com o apoio da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.