Outubro 21, 2021

Também há tromboses no olho? O que são oclusões vasculares na retina?

Médico Oftalmologista: Sofia Fonseca

Talvez não saiba que as chamadas tromboses acontecem também nos vasos sanguíneos do olho quando é bloqueada a circulação do sangue na retina. A oftalmologista Sofia Fonseca destaca os fatores de risco que deve ter em conta.

Os fatores de risco para que esta tromboses ocorram são os mesmo que condicionam também as oclusões vasculares noutros órgãos, como AVC, enfartes do miocárdio, e chamam-se fatores de risco cardiovasculares como o tabagismo, a hipertensão arterial, a diabetes mellitus, colesterol elevado e a obesidade.

Ao ocorrer uma trombose, ou mais corretamente falando – uma oclusão vascular da retina, o principal sintoma é uma diminuição súbita da atividade visual. É sempre um sintoma que deve levar à marcação de uma consulta urgente de oftalmologia. O oftalmologista fará um exame ao fundo do olho e poderá pedir exames auxiliares que permitam ver em pormenor a circulação sanguínea da retina.

Quando a oclusão ocorre numa artéria da retina significa que subitamente o território que essa artéria irriga deixa de receber sangue, deixa de receber o oxigénio necessário para a sobrevivência das células; se esta obstrução se se mantiver durante algumas horas, há uma perda irreversível da visão com prognóstico visual reservado. No entanto, na maioria das situações, a oclusão ocorre não numa artéria, mas numa das veias da retina impedindo o retorno do sangue venoso.

Ocorrem então hemorragias e algum edema na retina, mas o prognóstico é geralmente melhor, e dispomos de mais opções terapêuticas. Nestes casos o tratamento mais comum, nestas situações é com injeções intraoculares do medicamento da família dos anti-VEGF. Estas injeções são feitas inicialmente em regime mensal e, posteriormente, vai-se alargando o intervalo de tratamento de acordo com a resposta do doente. Outro tratamento que pode vir a ser necessário é o tratamento com laser, que permite melhorar a oxigenação algumas das áreas da retina e prevenir algumas complicações.

No programa de amanhã falamos sobre doenças que podem causar problemas na retina.