27 de Outubro, 2021

Quais são os sinais de que se tem uma catarata?

Médico Oftalmologista: Pedro Menéres

Falta de nitidez e sensação de nevoeiro são sintomas de cataratas, e o oftalmologista Pedro Menéres sublinha outros sinais a que devemos estar atentos:

A catarata é uma opacificação da lente natural do olho, lente que normalmente é transparente e se chama cristalino. Quando esta lente fica opaca, o seu nome muda para catarata. Os sintomas da catarata são relacionados com a visão enevoada, ocorre normalmente falta de nitidez, com imagens e letras sombreadas, por vezes duplicadas.

Pode haver uma sensação de nevoeiro, mas aquilo que muitas vezes o doente perceciona é a dificuldade em discriminar pormenores, designadamente no reconhecimento de caracteres, letras pequenas, e vai ter maior lentidão na leitura e problemas em acompanhar as legendas na televisão ou em ler avisos ou sinais na estrada em condução em distâncias mais longas.

Os sintomas associados à catarata são de instalação lenta com uma redução progressiva da visão, mas sem perda súbita da mesma. Pode-se chegar ao ponto de não reconhecer as pessoas ao longe. Se as cataratas avançarem muito poderão fazer com que a pessoa perca realmente totalmente a visão, sentindo como se tivesse o olho tapado.

Felizmente com a cirurgia da catarata a visão será restaurada, mas é importante estudar os doentes com estes sintomas, pois eles podem ser semelhantes às de outras patologias que carecem de tratamento mais urgente.