30 de Setembro, 2021

O meu filho tem dificuldades em aprender e em realizar trabalhos manuais: como pode o oftalmologista ajudar?

Ouvir o Programa no site da TSF
Médico Oftalmologista: Dra. Cristina Brito

Se uma criança tem dificuldade em aprender ou em fazer trabalhos manuais é importante perceber se vê bem. A oftalmologista Cristina Brito aconselha os pais a estarem atentos ao comportamento.

Na idade escolar, muitas vezes notamos que as crianças têm alguma dificuldade, ou porque têm erros na redação, ou seja, dificuldade na focagem tanto ao perto como ao longe, como em todas as distâncias, por precisarem de óculos. É o que nós chamamos de erros refrativos. Os erros refrativos são a miopia, o astigmatismo ou a hipermetropia. Muitas vezes a criança não se apercebe que tem essa dificuldade, só pelo comportamento dela é que podemos perceber. Ou se aproxima demasiado do quadro, ou está sempre a copiar pelo vizinho do lado, ou desinteressa-se pelos trabalhos mais minuciosos, ou não se interessa pela leitura, e por vezes verificamos que quando corrigimos esses erros o comportamento deles muda. A correção será a colocação de óculos. 

Há outra situação que são as alterações do equilíbrio, do alinhamento entre os dois olhos, que por vezes não são sempre manifestas, é o que nós chamamos de estrabismo. Às vezes são desencadeadas em certa circunstâncias, e a família ou a criança pode não se aperceber, e essas situações se corrigidas e identificadas podem alterar este comportamento. De qualquer modo, convém fazer um exame global médico optometrista focado na parte da ótica, da correção com os óculos, mas por vezes há outros problemas visuais e não só, que o médico, em especial o médico que está habituado a ver crianças interpreta de outra maneira e vê no global da saúde da criança.

No programa de amanhã falamos sobre óculos e atividades desportivas.