27 de Setembro, 2021

De regresso às aulas: quando deve o meu filho ir ao oftalmologista?

Ouvir o Programa no site da TSF
Médico Oftalmologista: Dra. Madalena Monteiro

Com o regresso às aulas depois de tantos meses em casa, o melhor é levar as crianças ao médico para confirmar se está tudo bem com os olhos. A oftalmologista Madalena Monteiro lembra que em caso de dúvida deve sempre marcar uma consulta.

Uma criança deve ser vista por um oftalmologista sempre que houver alguma suspeita de alguma patologia, ou sempre que os pais acharem que alguma coisa não está bem com a visão ou com os olhos da criança. Um oftalmologista dedicado mais às crianças está a habituado a ver bebés desde que eles nascem. Portanto, em qualquer momento uma criança pode ser avaliada por um oftalmologista. Caso não haja suspeita de nenhuma patologia, poder ser vista só no rastreio visual. Em Portugal está instituído o rastreio de saúde visual infantil, que é realizado nos Centros de Saúde através de uma fotografia, e que é feito aos 2 anos e depois aos 4.

Infelizmente este rastreio ainda não está instituído em todo Portugal. E se isso não acontecer, então sim, a criança tem que ser vista numa consulta entre os 2/3 anos. Depois, idealmente de 2 em 2 anos, ou no mínimo em cada ciclo escolar. Mesmo que não haja alteração nenhuma, às vezes não notamos, e a criança tem problemas. Além de que, um primeiro exame normal não quer dizer que depois não possa vir a surgir alguma coisa de anormal. A criança está a crescer, os olhos alteram-se com o crescimento. Um exame normal numa primeira fase, no primeiro ano pode ao fim de 2/3 anos ser diferente, e a criança ter outras necessidades e um exame oftalmológico diferente do que tinha inicialmente.

No programa de amanhã falamos sobre: a dificuldade de algumas crianças em reconhecer as cores.