26 de Outubro, 2021

Como posso prevenir ter uma catarata?

Ouvir o Programa no site da TSF
Médico Oftalmologista: Tiago Monteiro

A maioria das cataratas está relacionada com o envelhecimento, mas outras podem ser prevenidas e o oftalmologista Tiago Monteiro esclarece a diferença:

Algumas têm relação com determinadas patologias oculares, como a miopia, como as inflamações interoculares, e essas podem ser preveníveis ou tratáveis precocemente com uma correta vigilância periódica no oftalmologista. Existem cataratas que são secundárias a medicamentos que tomamos quer em gotas, quer em comprimidos, e os mais frequentes são os corticoides. Por isso, é importante que não usemos indiscriminadamente e sem vigilância médica, medicação sistémica no olho que possa ter esse efeito lateral.

Existem também cataratas secundárias à toxicidade ambiental e a outro tipo de tóxicos, nomeadamente alimentação desregulada e o tabagismo, que estão associadas ao aparecimento mais precoce de catarata.

E por fim, as cataratas secundárias aos traumatismos. Os traumatismos no contexto dos acidentes de trabalho, nomeadamente no setor da industria e da construção civil, em que o não uso de adequada proteção ocular, óculos de proteção, pode provocar uma catarata traumática, e ainda os traumatismos desportivos em determinados desportos como o squash, o paintball, o padel mais recentemente, podem exigir o uso de óculos de proteção porque um traumatismo com uma bola pode provocar uma catarata.

Portanto, existem uma série de fatores que podemos evitar, a maioria delas não as podemos evitar, mas podemos atrasá-las tendo um envelhecimento saudável.