Outubro 26, 2022
Sohan Singh Hayreh, MD, PhD, FRCS, faleceu a 29 de Setembro de 2022 com 94 anos.
Hayreh foi uma figura marcante na oftalmologia mundial. Após ter ganho uma Beit fellowship, mudou-se da sua Índia natal para o Instituto de Oftalmologia da Universidade de Londres dirigido por Sir Stewart Duke-Elder, outra figura impactante da oftalmologia. Após uma passagem por Edimburgo, estabeleceu-se em Iowa City, nos Estados Unidos.
O seu trabalho foi pioneiro na área da retina, mais especificamente, na definição das “watershed zones” e na anatomia da coriocapilar, nas oclusões venosas, nas neuropatias óticas isquémicas, em estudos da circulação vascular do olho e no papiledema. Foi um exemplo inspirador de que nem sempre se deve seguir a norma acriticamente, mas, pelo contrário, deve sempre procurar-se obstinadamente a verdade. Um exemplo de que cada ponto de chegada é apenas um novo ponto de partida e que é necessário ter disponibilidade para reiniciar tudo do zero, se necessário for.
Concedeu à Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) uma entrevista escrita, uma vez que a sua surdez acentuada o impedia de uma entrevista oral. Foi publicada na revista da Sociedade (Oftalmologia 2021. 45(1):5-14). Ainda gravou um vídeo sobre a circulação coriocapilar, como material de apoio ao livro de OCTA publicado pela SPO e pelo Grupo de Estudos da Retina (GER).
Foi uma colaboração que nos encheu de orgulho. Na sequência, fizemos uma entrevista com o Professor José Cunha Vaz, o cientista português que trabalhou com Hayreh no Instituto de Oftalmologia no início da sua carreira e que voltaria a encontrar várias vezes nos Estados Unidos.
Rufino Silva
António Campos
Entrevista com o Professor José Cunha Vaz